ESTRATÉGIA: MITO OU REALIDADE
- Bruno Couto Gomes
- 7 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de ago. de 2018
Você já ouviu falar da Administração “Zeca Pagodinho”? Aquela tipo... “Deixa a vida me levar”? “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

“Me empenhei muito, me esforcei demais para abrir o meu negócio, então mereço ter êxito.” Errado. O sucesso não é garantido simplesmente pelo seu empenho.
Posso me empenhar muito, mas não atingir meus objetivos. Isto é o que chamamos de eficiência. Empenho é muito importante, mas vale mais o seu desempenho. Desempenho é eficácia, ou seja, é se empenhar metodologicamente, racionalmente, sistematicamente com foco em objetivos que foram traçados, medidos, quantificados.
O sucesso não é obra do acaso, mesmo admitindo que estes acasos aconteçam. Acontecem, mas não são a regra, muito pelo contrário, a regra diz que o sucesso é fruto de muito planejamento e esforço na sua implementação, acompanhamento e controle.
O futuro da sua empresa tem que ser construído. Ele não é obra do destino.
O todo é constituído de partes e é o somatório das partes que faz o todo. A empresa é constituída de setores e é o somatório do resultado deles que faz o resultado da empresa. Portanto conheça os setores da sua empresa para saber de suas deficiências e potencialidades. Como podem contribuir para os resultados?
Por outro lado é preciso conhecer as oportunidades que o mercado apresenta. Novos negócios. Novos clientes. Novos produtos demandados.
Saber das ameaças que podem comprometer o desempenho de sua empresa. Como estão meus concorrentes? Têm melhores preços? Melhores produtos? Melhores condições de pagamento? O que eles fazem que você não faz?
Não seja apenas mais um no meio dos seus concorrentes.
Não caia na mesmice.
“Sempre existirá uma maneira nova e diferente de enxergar um fato velho”.
Como?
Procure a...
Veiga Visão Consultoria Ltda
Sua empresa equilibrada em gestão, pessoas e processo.
Comments